domingo, 18 de julho de 2010

EDP - Bonfim

Instalações da «Bonfim» junto da antiga estrada da Verderena. Bloco do armazém de peças, oficinas de material eléctrico e automóvel.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

EDP - Bonfim

A «Companhia Industrial de Vila Franca e Bonfim, Lda», inaugurou em Outubro de 1926 o fornecimento de energia eléctrica às habitações particulares do Barreiro. No Barreiro de então, apenas a CUF (no seu actual museu) e a CP (num edificio hoje transformado em escritórios da REFER em frente das oficinas da EMEF) tinham centrais de produção de energia eléctrica privadas, que forneciam «a pedido» alguns clientes como era o caso do edificio dos Paços do Concelho e a bomba eléctrica do desaparecido «Poço dos 16».
Até à década de 80 do século XX os terrenos desta Companhia atravessavam a actual avenida do Bocage. O trânsito era feito pela antiga estrada da Verderena que entrava no actual portão e saía perto do local onde está a ser construído um hipermercado. Com a permuta de terrenos entre a CMB e a EDP (já então empresa responsável pelo espaço) a avenida do Bocage chegou ao rio Coina.
O edifício da antiga central elétrica da Bonfim (onde estava o gerador) está do lado direito da avenida (de quem desce) e é anterior a 1926. Nesse local estava o gerador a diesel da fábrica de descasque de arroz que funcionava nos seculares moinhos de maré da Verderena (demolidos em 1971).
A história conta-se hoje com algumas fotografias, num levantamento da rota industrial do concelho do Barreiro, que acreditem...ainda agora começou.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

EDP - Bonfim

O insólito...o choque...ovos gigantes?
ou simplesmente globos de iluminação pública?
Hum...ovos gigantes!