quarta-feira, 14 de julho de 2010

EDP - Bonfim

A «Companhia Industrial de Vila Franca e Bonfim, Lda», inaugurou em Outubro de 1926 o fornecimento de energia eléctrica às habitações particulares do Barreiro. No Barreiro de então, apenas a CUF (no seu actual museu) e a CP (num edificio hoje transformado em escritórios da REFER em frente das oficinas da EMEF) tinham centrais de produção de energia eléctrica privadas, que forneciam «a pedido» alguns clientes como era o caso do edificio dos Paços do Concelho e a bomba eléctrica do desaparecido «Poço dos 16».
Até à década de 80 do século XX os terrenos desta Companhia atravessavam a actual avenida do Bocage. O trânsito era feito pela antiga estrada da Verderena que entrava no actual portão e saía perto do local onde está a ser construído um hipermercado. Com a permuta de terrenos entre a CMB e a EDP (já então empresa responsável pelo espaço) a avenida do Bocage chegou ao rio Coina.
O edifício da antiga central elétrica da Bonfim (onde estava o gerador) está do lado direito da avenida (de quem desce) e é anterior a 1926. Nesse local estava o gerador a diesel da fábrica de descasque de arroz que funcionava nos seculares moinhos de maré da Verderena (demolidos em 1971).
A história conta-se hoje com algumas fotografias, num levantamento da rota industrial do concelho do Barreiro, que acreditem...ainda agora começou.

5 comentários:

  1. Esta visita resultou muito de um incentivo teu, feito aqui há algum tempo... E por isso pergunto: E agora, qual é o próximo desafio? ;)

    ResponderEliminar
  2. parabéns fernando..gostei muito da primeira imagem :-)
    tenho pena de não ter ido...já há DESAFIO...!?!
    :-D

    ResponderEliminar
  3. O trabalho e ideias surgiram da equipa.
    Desafios? Encontrem a fundição de Coina que fez grande parte das tampas de esgotos do Barreiro.
    Ainda não desisti da AP...

    ResponderEliminar
  4. gosto muito desta primeira imagem com as duas janelinhas. conseguiste dar um ar mais "clean" (mais branco, portanto :-p) a um local em avançado estado de degradação.
    agradece-se também a resenha histórica, acho que enriquece e dá conteúdo ao que andamos aqui a fazer. keep up ;-)

    ResponderEliminar
  5. assim que tiver algum tempo livre volto a agarrar no projecto :)

    ResponderEliminar