quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Uma exposição de um fotógrafo conterrâneo


A decorrer no Centro Português de Fotografia (Porto)











ínsulas
 © João Margalha

© João Margalha

João Margalha (Vencedor do Prémio FAUP de Fotografia de Arquitectura) apresenta nesta exposição as suas séries mais recentes, onde emergem referências ao nosso relacionamento com os elementos naturais, num registo que realça a importância do que está para além do que estamos a ver.

Algumas destas imagens incidem nas vivências que ocorrem em pequenos espaços perdidos entre o domínio público e privado, personificadas por “instalações verdes”, ilhas evocativas da necessidade de um contacto afectivo com a natureza.

Noutras imagens, intencionalmente mais raras, representa-se o local idílico, em ambientes por vezes quase irreais. Aqui ocorre uma inversão relativamente às imagens anteriores: a natureza passa a dominar sobre os artefactos humanos, embora persista uma aparente e ilusória sensação de controlo sobre os elementos naturais.


Nota biográfica

João Margalha nasceu em 1966 no Barreiro. Vive e trabalha em Aveiro. Tem licenciatura em Planeamento Regional e Urbano e mestrado em Planeamento do Ambiente Urbano. Frequenta o mestrado em Criação Artística Contemporânea. Venceu em 2005 o Prémio FNAC Novo Talento Fotografia. Expõe desde 2005 e tem trabalhos em diversas colecções.

http://www.cpf.pt/exposicoes.htm#t1

Sem comentários:

Enviar um comentário